PROCESSOS DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL


A partir dos seus estudos do Capítulo 4: A implosão do mundo do trabalho sob a égide capitalista: o projeto ético-político na contracorrente do desmantelamento da vida social, de acordo com os autores, “[...] não é encontrado em normas, manuais, livros ou outros tipos de referenciais. O projeto ético-político não é materialmente palpável, ele encontra valor nas ações cotidianas e na reflexão crítica cotidiana e no aprofundamento de uma perspectiva teórico-metodológica da vertente crítica.”

 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta que corresponde a afirmativa supracitada.

 


Identidade Atribuída.


Éthos.


Lei 8.9662/93.


Código de Ética de Profissional do Assistente Social de 1993.


Projeto Ético-Político.

A partir dos seus estudos do Capítulo 4: A implosão do mundo do trabalho sob a égide capitalista: o projeto ético-político na contracorrente do desmantelamento da vida social, ao considerar a identidade atribuída que o Serviço Social exerceu, é importante destacar que por muito tempo os profissionais assumiram o posicionamento messiânico legitimando a ideologia burguesa. Nesse sentido, indique qual a corrente teórica que norteava a prática profissional atribuída neste momento histórico.

 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 


Fenomenologia.


Funcionalista.


Positivista.


Marxista.


Estruturalista.

A partir dos seus estudos do Capítulo 4: A implosão do mundo do trabalho sob a égide capitalista: o projeto ético-político na contracorrente do desmantelamento da vida social, de acordo com Netto Apud França (2022, p.127), considerando que é uma atividade fundante do ser social possibilita ao homem a construção de condições humanas, de humanização, de socialização e por sua vez, conferindo-lhe o status de ser pensante.

 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta que retrata a afirmativa supracitada.

 


Ontologia.


Práxis.


Trabalho.


Sociabilidade.


Ser Social.

A partir dos seus estudos do Capítulo 4: A implosão do mundo do trabalho sob a égide capitalista: o projeto ético-político na contracorrente do desmantelamento da vida social, de acordo com a gênese do Serviço Social no Brasil o estatuto social da profissão é marcado pela vocação, moral, normas de comportamento e principalmente com práticas conservadoras. Indique o conceito que retrata as primeiras reflexões a respeito das mudanças tanto na formação quanto no trabalho do assistente social neste contexto histórico.

 

Analise os conceitos e assinale a alternativa correta.

 


Movimento Popular.


Movimento de Reconceituação.


Movimento Social.


Movimento de Solidariedade.


Movimento do Trabalhador.

A partir dos seus estudos do Capítulo 4: A implosão do mundo do trabalho sob a égide capitalista: o projeto ético-político na contracorrente do desmantelamento da vida social, quanto a questão “[...] o Serviço Social tem na classe trabalhadora sua mais nítida forma de reconhecimento.” Indique a alternativa correspondente a afirmativa apresentada.

 

Assinale a alternativa correta.

 


Social e Neoliberal.


Social e Capital.


Social e Ético.


Social e Político.


Social e Classista.

A partir dos seus estudos do Capítulo 4: A implosão do mundo do trabalho sob a égide capitalista: o projeto ético-político na contracorrente do desmantelamento da vida social, conforme o autor Júnior (2002, p.125) estas, “[...] não abrangem todo o segmento, já que além de focalizada e fragmentada, ou seja, de pequenas porções”.

 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta que corresponde a assertiva supracitada.

 


Políticas Econômicas.


Políticas Culturais.


Políticas Focalistas.


Políticas Sociais.


Políticas Fragmentadas.

A partir dos seus estudos do Capítulo 4: A implosão do mundo do trabalho sob a égide capitalista: o projeto ético-político na contracorrente do desmantelamento da vida social, o autor França (2022) chama a atenção para uma das competências do Assistente Social, apontando que existe uma competência em específico que de acordo com o consenso é considerada atribuição do profissional considerando a complexa formação acadêmica que permite ao Assistente Social analisar a conjuntura social da classe da trabalhadora.

 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta que corresponde a competência supracitada.

 


Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.


Realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.


Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.


Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste artigo.


Planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social.

A partir dos seus estudos do Capítulo 3 - A prática profissional do assistente social: reflexões do Processo deTrabalho, como chama esse desenvolvimento do trabalho a partir da força de trabalho sobre a natureza e que por meio de um objetivo agirá sobre a matéria que é modificada através dos instrumentos e técnicas, considerando a capacidade teleológica.

 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 


Processo de Consciência.


Processo de Trabalho.


Processo de Alienação.


Processo de Adaptação.


Processo de Revolução.

Freitas (2022,p.87) coloca que o Assistente Social, em seu processo de trabalho, desenvolve atividades que colocam em prática a execução das intervenções necessárias à ordem da manutenção do modo de produção capitalista, nas relações de trabalho monopolizadas por seus empregadores […]. Desta maneira, a autora está abordando que as relações sociais são contraditórias e que o Assistente Social vivencia em sua prática ações que são consolidadas pelo projeto ético-político e por outro lado ações que mantém o modo de produção capitalista. Considerando que a prática do Assistente Social enquanto profissional inserido na divisão sociotécnica do trabalho na conjuntura atual apresentam alguns elementos importantes,


Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta que corresponde a essa questão.
 


A ausência de desafios do profissional de Serviço Social.


As demandas e requisições postas à profissão são inexistentes.


O complexo sistema capitalista não está inserido no cotidiano profissional.


O produto do seu trabalho no contexto social.


As determinações do processo de trabalho que não direcionam sua prática.

De acordo com Iamamoto (1999, p.124), a alteração das formas de gestão da força de trabalho nas organizações vem diversificando as requisições feitas aos assistentes sociais. Estes tem sido chamados a atuar em programas de qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, gestão de recursos humanos, prevenção de riscos sociais, círculo de qualidade, gerenciamento participativo, clima social, sindicalismo de empresa, reengenharia, administração de benefícios estruturados segundo padrões meritocráticos, elaboração e acompanhamento de orçamentos sociais, entre outros.

 

Com base nesta reflexão acerca do trabalho do assistente social, a partir dos seus estudos do capítulo 2 - As demandas e as respostas da profissão nas esferas socioinstitucionais: esfera pública, privada lucrativa e privada não lucrativa, indique a área específica de atuação do profissional.

 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 


Educação Pública.


Terceiro Setor.


Assistência Social.


Saúde (Pública).


Recursos Humanos (Esfera Privada).

Páginas: 12